O desejo de prolongar uma aparência jovem e natural, ao mesmo tempo que se previne o envelhecimento faz que cada vez mais se procurem tratamentos rápidos, eficazes e com resultados duradouros, e por isso, a Toxina Botulínica é uma excelente alternativa à cirurgia plástica.

Indolor, sem necessidade de tempo de recuperação e totalmente segura, tem ganho cada vez mais adeptos devido à sua praticidade, acessibilidade e eficácia. 

Comece a cuidar da sua pele, mantenha uma aparência jovem e natural por muito mais tempo sem riscos ou tratamentos dolorosos associados.

O que é a Toxina Botulínica do tipo A?

A Toxina Botulínica do tipo A, mais comummente conhecida como Botox®, é uma das neurotoxinas produzidas por uma bactéria, Clostridium Botulinum, sendo esta a mais conhecida e a indicada para uso estético. 

É administrada de forma diluída, em pequenas doses, nas áreas desejadas e tem como fim bloquear os impulsos nervosos da musculatura, provocando, assim, relaxamento temporário dos músculos faciais ou glândulas tratados e, com isto, resultando uma pele lisa e macia, entre outros. 

Quando aplicar a Toxina Botulínica?

Por apresentar ótimos resultados a amenizar  rugas e linhas de expressão, este é um dos procedimentos estéticos mais comuns com o uso da toxina.

Este tratamento permite que os músculos relaxem e o rosto continue com a sua harmonia e expressividade, mas sem rugas, que advêm das contrações que fazemos, geradas por estímulos neuroquímicos, que neste caso serão bloqueados. O resultado é um efeito natural, sem vincos.

Ao contrário do que se pensa, deve ser utilizado como método de prevenção e não apenas para tratar as rugas numa idade tardia, uma vez que o desgaste do músculo e perda de elasticidade fazem com que a aplicação desta toxina não seja são eficaz como num rosto jovem, sendo aconselhado para ajudar a prevenir rugas de expressão.

A sua utilização pode ser feita a partir dos 25 anos, idade recomendada para os primeiros cuidados com a pele e quando começam a surgir os primeiros sinais de envelhecimento. 

As zonas do rosto mais afectadas são a testa, a glabela (região entre as sobrancelhas) e a região lateral dos olhos (“pés de galinha”), uma vez que daí resultam a maioria das rugas dinâmicas e estáticas formadas pelo franzir dos músculos. As rugas dinâmicas aparecem quando contraímos os músculos, enquanto que as rugas estáticas são visíveis sem esses mesmos movimentos.

Resultados esperados do Botox®

Após a sua aplicação, os primeiros efeitos começam a aparecer 2 a 3 dias depois, e de forma progressiva, ao fim de 15 dias já podemos verificar o resultado final, que irá durar entre 4 a 6 meses, retomando a sua flexibilidade e movimento muscular e com isso o reaparecimento das rugas.

Ao ser administrada regularmente (entre 4 e 6 meses), a toxina botulínica, gera uma atrofia nestes músculos, o que fará com que estes contraiam menos e, consequentemente, ao longo dos anos, resultem em rugas mais leves e, por sua vez, necessitem de aplicações menos frequentes. Não obstante, é necessário monitorizar o tratamento ao fim de cerca de 3 meses, dado a sua origem biológica, de forma a garantir que este tem o resultado esperado e que não foi desenvolvida uma resistência à toxina.

Outras aplicações para a Toxina Botulínica

A aplicação de botox® facial é o procedimento mais conhecido e utilizado, no entanto a toxina pode ser utilizada sob a vertente de  tratamentos médicos como: o estrabismo, o excesso de suor, oleosidade na pele, enxaquecas, espasmos, bruxismo, entre outros.

Para atenuar a hiperidrose (“suor excessivo”) é efectuado um bloqueio das glândulas sudoríparas através de injeções da toxina diluída diretamente nas plantas dos pés, palmas das mãos e axilas. Na maioria dos casos é necessária apenas uma aplicação anual, sendo que ao longo do tempo as aplicações são efetuadas em períodos mais espaçados. 

 Ao contrário dos tratamentos faciais, este é administrado na pele, onde estão localizadas estas glândulas, e não no interior do músculo. Em média, os primeiros resultados observam-se entre 15 e 21 dias após o tratamento.

As glândulas sudoríparas e sebáceas são também responsáveis pela produção de gordura e pela oleosidade na pele, que pode ser tratada através do  bloqueio das mesmas, na região desejada. Este pode ser um forte aliado no tratamento do acne.

Para as enxaquecas, esta utilização é feita através da aplicação nos músculos principais que despoletam a dor de cabeça, aliviando a mesma, fazendo com que o paciente necessite de menos medicação e consequentemente note uma melhoria na sua qualidade de vida.

A toxina botulínica pode, ainda, ser utilizada para melhorar bruxismo, tensão ao mastigar, e na correção do sorriso gengival, através de injeções no músculo elevador do lábio superior, relaxando o mesmo de forma a cobrir parte da gengiva. No entanto, não é utilizada para aumento do volume dos lábios.

Ainda nas aplicações estéticas, o uso da toxina também melhora as rugas por cima do lábio superior (“código de barras”) e rugas evidentes no pescoço, como “pescoço de peru”, cujo o  efeito pode ser verificado entre 3 e 7 dias e tem a duração, à semelhança dos tratamentos do rosto, de 4 a 6 meses. Os tratamentos de preenchimento também podem potenciar as aplicações de botox.

Quais as contraindicações?

Quando corretamente aplicada, não está associada a nenhum risco permanente e os efeitos secundários são praticamente nulos, como pequenos hematomas ou vermelhidão no local da picada e/ou dor de cabeça ligeira, sendo esta última, pouco frequente. 

Em casos excepcionais ou quando incorretamente aplicada, muito perto da sobrancelha, pode provocar o descair do arco da mesma, no entanto, este efeito é apenas temporário e recuperável.

Procedimento e recuperação

Os tratamentos demoram cerca de 5 a 30 minutos a ser efetuados, e não requerem qualquer anestesia. Em alguns casos, como hipersensibilidade à dor, pode ser aplicada anestesia tópica, recorrendo a cremes anestésicos para diminuir a sensação de picada.

Após a aplicação, não existem grandes restrições para que o paciente possa voltar à sua atividade habitual, no entanto são recomendadas algumas precauções para não comprometer o tratamento como evitar movimentos bruscos e atividades intensivas. 

Nas primeiras horas é aconselhado ao paciente não deitar ou baixar a cabeça. Nos dias seguintes ao tratamento, deve também, evitar massagens faciais, limpezas de pele e movimentos que pressionam o rosto; não submeter o rosto a temperaturas demasiado elevadas ou reduzidas e evitar a exposição solar; evitar o uso de cosméticos imediatamente após o procedimento; Não realizar esforço físico ou prática desportiva durante 24 horas.

Para o guiar na escolha daquele que será o tratamento mais adequado às suas exigências e necessidades, a Belmedic tem à sua disposição os mais experientes  profissionais e os tratamentos mais inovadores, numa clínica de confiança, que o ajudam na escolha do procedimento que melhor se adapta ao seu estilo de vida, para que possa usufruir destes tratamentos  em segurança e cuidar da sua pele, melhorar a sua qualidade de vida e enriquecer a sua auto-confiança.


Este artigo foi escrito pelo Dr. Manuel Freitas

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
×